Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Fauvismo Passo a Passo

Introdução à Colagem

Chamamos de colagem a obra artística que é feita colando-se sobre um suporte materiais muito variados, como pedaços de papel, folhas de árvores, pedaços de tecidos e muitos outros. Também é possível colar objetos entre si para construir esculturas. A palavra “colagem” vem do francês collage, e esta palavra é usada em muitos idiomas para se referir a essa técnica artística.

O surgimento da colagem

Desde épocas muito antigas, as pessoas construíam suas obras de arte colando umas peças às outras. Por exemplo, há uma técnica chamada de mosaico que é uma técnica de trabalho artístico que consiste em colar pequenas peças coloridas, formando desenhos, sobre uma superfície, e que foi utilizada há mais de 2.000 anos pelos gregos e pelos romanos.

A idéia de colar diferentes materiais não é utilizada apenas na pintura caso, a técnica não se chama colagem, mas construção. Muitos artistas recolhem objetos e materiais descartados, como peças mecânicas e roupas, e compõem com eles obras artísticas.

Algumas possibilidades da colagem

Para fazer uma colagem é preciso trabalhar em duas fases. Na primeira, de coletas, busca-se o material que depois vai ser colado. Na segunda, de composição, recortam-se as figuras e escolhe-se o lugar apropriado para colar os papéis ou objetos, procurando compor as formas entre si.

Fazendo a Colagem: Olhar Profundo / Guilhermino Martin

Passo 1. Separe os materiais básicos para execução do trabalho: Cola, tesoura, marcador preto e papéis coloridos, (colorset, fantasia, etc).

Recorte todas as peças individuais do molde.

Passo 2. Posicione as peças em cima do desenho e defina as cores para cada peça. Use sua criatividade para escolher as cores, mas lembre-se: Uma das principais características do Fauvismo são as “cores vibrantes”.

Passo 3. Recorte os papéis coloridos com auxílio dos moldes. Em seguida cole as peças de papéis em seus devidos lugares. Obs: Passe pouca cola apenas nas extremidades do papel e dê preferência para cola transparente (diminui a chance de enrugar o papel)

Passo 4. Utilize 1 marcador preto e contorne toda a figura. Dessa forma, teremos maior destaque na obra.

Passo 5. Para finalizar, recorte o trabalho (região retângular em volta da figura) e prepare uma moldura bem bonita para fixar.

Share
Share
Share
Pint it
Tweet

Veja também:

O Que é Arte?

Desvendando o Universo Estético Arte. Uma palavra tão pequena, porém com um significado vasto e complexo, capaz de evocar uma variedade incontável de sentimentos, emoções,

Leia mais »

Escrito por Professor Fábio Júnior

Um professor de arte apaixonado por tecnologias e inovações. Desde 2018 confecciona materiais educacionais que já auxiliaram + de 20 mil professores pelo Brasil...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × quatro =

Professor Fábio Júnior

Professor de Arte Apaixonado por tecnologia, inovações e gamificações!

PESQUISE ALGO

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Últimos vídeos postados no Youtube:

× Tirar Dúvidas pelo WhatsApp!